MENU

Seguro VS Pandemia

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Por Paula Albino – Albino & Araújo

No atual momento que estamos vivendo, observamos que diante da ocorrência do Risco não previsto e não planejado, muitas famílias perderam seu poder de compra, entrando em um abalo financeiro significativo em suas famílias.

As principais causas do desequilíbrio econômico e financeiro está relacionado com a redução da receita do principal provedor financeiro da família.

A queda no faturamento familiar tem relação principal com 4 itens

  1. Falecimento
  2. Internação prolongada
  3. Gastos elevados com Saúde Particular/Privada
  4. Afastamento da atividade laboral, devido a problemas médicos

Interessante observar que devido ao brasileiro não possuir uma cultura voltada para o Seguro, desta forma acaba por sofrer financeiramente mais.

Vamos iniciar nossa análise entendo o que é seguro?

O Seguro nasceu da necessidade do homem em controlar o Risco!

Seguro é um instrumento de proteção contra risco de uma perda financeira.

O Seguro é um contrato envolvendo duas ou mais partes em que uma age como “segurador”, com o dever de indenizar a outra parte, “o segurado”, em caso de ocorrência de um evento determinado sinistro

Objetivo – Transferência da responsabilidade sob Risco do Homem para a Seguradora.

Finalidade – Reestabelecer o equilíbrio financeiro abalado com o Risco

O Seguro é a associação colaborativa das pessoas participantes (segurados) que se juntam para arcar com eventual prejuízo “Risco”.

O contrato de seguro é um contrato típico e regulado pelo Código Civil, artigos 757 ao 802.

Podemos então analisar cada item supramencionado como causa principal do empobrecimento das famílias diante da Pandemia e correlacionar ao benefício do Seguro de Vida.

  1. Falecimento

O Risco monetário pode e deve ser 100% mensurado e evitado.

Solução – Seguro de Vida com cobertura para Morte qualquer causa

Hoje é possível calcular matematicamente através de análise detalhada a necessidade financeira de uma família diante da perda do seu provedor.

Ao ocorrer o risco a família recebe em até 30 dias contados após a apresentação dos documentos pertinente o benefício em dinheiro na sua conta corrente, sem que haja pagamento de imposto incidente sobre o valor recebido.

  • Internação prolongada

Apesar do desconhecimento da grande maioria da população, e possível receber uma renda pelo simples fato de estar internado em um hospital.

Solução – Seguro de Vida com cobertura para DIH – Diária de Internação Hospitalar

O valor a ser pago por dia de internação será o valor contratado previamente. Em alguns casos pode ter o valor aumentado quando há internação grave em UTI/CTI.

  • Gastos elevados com Saúde Particular/Privada

Hoje existe uma infinidade de Planos e Seguros de Saúde, nacionais e internacionais capazes de atender do cliente mais básico até o mais exigente.

O importante e realizar um estudo que entenda o tipo de gasto que esta família possui em saúde, a fim de não pagar algo além da necessidade e nem abaixo, e sim algo abrange e acolhe exatamente a necessidade.

Solução – Seguro ou Plano de Saúde

Como exemplo, hoje é possível obter um Seguro Saúde que tenha aceitação por todos hospitais, clínicas e médicos particulares, isto e, não há rede credencia e sim Livre Escolha.

  • Afastamento da atividade laboral, devido a problemas médicos

Falamos muito sobre Invalidez Permanente, porem este item está relacionado a outro tipo de invalidez – a “invalidez temporária”, isto e, a impossibilidade de exercer a sua função por um período específico e consequentemente há perda de receita e totalmente reembolsada.

Solução – Seguro de Vida com cobertura para DIT – Diária de Invalidez temporária

Este seguro abrange todo e qualquer tipo de perda de renda devido a afastamento do trabalho relacionado a saúde ou acidente, que seja devidamente comprovado.

Será calculado o valor da renda diária que foi perdida e a seguradora irá reembolsar.

Situação fictícia – Profissional liberal (represente comercial) quando afastado temporariamente por doença e comprova a perda de sua renda diária e automaticamente reembolsado no valor exato que foi comprovado como perda de renda

Por fim concluímos que o Risco Financeiros pode ser previamente identificado e evitado, quando realizada uma análise adequada e personalizada entendendo a sua necessidade.

Publicidade

Mais Publicações como esta

Brief Semanal 20.09.2021

Por Massimiliano Cervo Sem dúvida, a primeira parte de cada mês é a que fornece os dados mais importantes, que afinal é

Brief Semanal 13.09.2021

Por Massimiliano Cervo Uma semana que prometeu muito mais em termos de movimentos nos principais ativos está chegando ao fim, embora no

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.