Etiqueta & Ética. Essencial na vida pessoal e profissional

Compartilhe nas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por Fabiane Calvo

Muito falada, mas pouco entendida, a etiqueta é essencial para nossa vida e para a relação interpessoal, tanto na social quanto na empresarial.

Alguns, erroneamente, dizem que a etiqueta engessa. Acredito que essas pessoas ainda não entenderam o significado verdadeiro dela, uma vez que o “papel” da etiqueta é justamente facilitar o nosso dia-a-dia, com indicações de cordialidade, gentileza, respeito e ordem.

Para Emily Post etiqueta é “Um código de comportamentos baseado em considerações e ponderações”.

Para Lucas Oliveira, sociólogo, “A Etiqueta trata de regras e normas que estabelecem o comportamento socialmente aceito em diferentes ocasiões, baseando-se no trato de formalidades em momentos cerimoniais ou na convivência comum.”

Pra mim, etiqueta é a expressão da gentileza, do respeito e cuidado. É sim, um conjunto de regras – lembrando que a palavra regra significa “dirigir, guiar, conduzir”- que visam facilitar o dia a dia das pessoas, seja à mesa, num encontro social, numa reunião de negócios ou na fila do supermercado.

Sem essas regras ou seja, sem essa direção, não teríamos parâmetros e ficaríamos perdidos. Como seria o mundo sem a “regra” de que não podemos interromper a outra pessoa enquanto fala? No mínimo bem complicado… Como seria o convívio nos escritórios sem a regra de cumprimentar as pessoas ao chegar? Certamente um ambiente pesado, frio e impessoal.

Como sería quando duas pessoas de países distintos se conhecessem? Quem pagaria a conta em uma refeição de negócios? Quem iria sentar onde?

As normas de boa conduta e civilidade existem desde do Egito Antigo e de lá pra cá sofreu várias alterações e acompanhou a evolução do ser humano – vai seguir evoluindo com a gente, afinal nosso comportamento muda de acordo com as circunstâncias em que vivemos, porém existem coisas que nunca mudaram e nunca mudarão, como o respeito com o próximo, a ética, a honestidade e a honra.

Ter etiqueta é ter respeito pelo próximo. Ter etiqueta É ter respeito por si mesmo. É entender a importância de um sorriso, de um obrigada e de respeitar alguém da sua profissão – mesmo sendo seu concorrente.

Ter etiqueta é ter e exercer a ética e a moral diariamente. É entender que o ser humano é complexo e que a cordialidade vai trazer mais leveza para todo tipo de relação.

Ter etiqueta no seu trabalho e respeitar seu empregador. Respeitar seus colegas de trabalho – todos os colaboradores daquela empresa- independente do cargo que ocupa. É saber o poder de um sorriso em uma liderança. É entender a forma adequada de usar a rede social, escrever um email ou usar o whatsapp, assim como o celular.

É ter respeito ao usar um texto de outra pessoa e dar o devido crédito. É saber se comportar ao sentar à mesa. É saber entregar um cartão de negócio e ter estratégia para fazer um plano de mesa.

Etiqueta faz parte da nossa vida e entender essa questão e estar no caminho do sucesso pessoal e profissional.

Fabi Calvo

Fabi Calvo

Master the Rules, Grow and Succeed pela The British School of Etiquette e ILM -Londres, Fabi Calvo encontrou na etiqueta e decoração sua verdadeira vocação. Depois de 14 anos na área financeira, ela começa a mudança na sua vida saindo do Brasil em 2008. Morou na Venezuela, EUA, México, Peru – onde começou a fazer do seu hobby seu trabalho – e Colômbia e mora atualmente. Fez Cursos de Criatividade, Flores e Visual Merchandising. Etiqueta Social, Empresarial, Cerimonial, Protocolo, Eventos e Etiqueta Mesa Posta CM em São Paulo. Train the Trainer – Etiquette, Manners & Life Skills pela CPD Londres.

2 respostas

  1. Fabi muito bom seu posicionamento sobre etiquetas, logo percebe o seu conhecimento e atitudes. Muito obrigada por esse texto.Que tal se você expandir seu curso para cerimonial. Oi oi uma ideia boaaaaa muito boaaaaa. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.