5 regras de comportamento para o sucesso das reuniões online

Compartilhe nas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por Fabi Calvo

O ambiente da casa, as distrações e a falta de foco podem ser armadilhas perigosas para sua imagem profissional

As reuniões online já eram bastante comuns, e com a COVID-19, passaram a ser muito mais frequentes. Antes, a maioria acontecia com os profissionais dentro de seu ambiente de trabalho. Porém, com o isolamento, as reuniões remotas passaram do escritório para a casa e com essa mudança,  alguns cuidados extras se tornaram necessários.

Abaixo, listo alguns pontos bem importantes:

Descarregar no meio da reunião mostra falta de cuidado e atenção com as pessoas, é como sair da sala no meio de uma reunião presencial

Certifique-se que o seu aparelho tenha bateria o suficiente e deixe sempre à mão o carregador ou uma bateria portátil (power bank) com carga o suficiente para uma emergência.

Prepare-se para a reunião, reúna tudo de que vai precisar com antecedência e preste atenção aos detalhes do ambiente

Procure um lugar silencioso e tenha à mão todos os números, gráficos e anexos de  que irá precisar. Não menos importante do que o conteúdo a ser apresentado, dê atenção ao cenário.

 Verifique, antes de começar, o estado do ambiente, pois ele precisa estar organizado e a iluminação boa o suficiente para que o seu interlocutor te veja com clareza. A comunicação passa pelo contato visual e muito do conteúdo pode ser percebido também por meio das expressões faciais, por isso, este é outro ponto importante.

Vista-se para trabalhar, mesmo online

O dress code sempre precisa ser adequado para a situação e as reuniões online também são ocasiões profissionais. Pense qual seria a roupa adequada se você estivesse presencialmente com pessoa?

 Não caia na tentação de usar a roupa mais confortável e mal-apresentada, só porque você está em casa.

Esteja presente e atento, isso demonstra interesse e respeito

Entenda que, você está com a pessoa ou grupo e naquele momento, e essa(s) pessoa(s) terá(ão) prioridade total. Coloque o celular no silencioso e se entregue-se à reunião.

Muitos desses encontros acontecem apenas por áudio, mas quando se faz uso da câmera, todos devem estar com ela ligada. O uso do vídeo não é opcional em vídeo-chamadas. Não ligue e desligue a câmera, isso faz parecer que você está indo e voltando da reunião.

 Seria como se você estivesse entrando e saindo da sala repetidas vezes, caso estivesse presente. Desconfortável, não é? Compromete a atenção das pessoas e a sua imagem profissional. No online é a mesma coisa!

Quando você não estiver falando, mantenha o microfone desligado e fique atento quando você for falar para ativá-lo prontamente e evitar longos silêncios constrangedores ou advertências públicas.

Uma regra super básica, que a gente escuta desde pequeno, e que é fundamental para a boa convivência e entendimento, no online e no presencial:  espere que a pessoa conclua a ideia para você possa falar. fique atento às regras daquele encontro, pois em muitos casos é adotado o mecanismo de pedir para falar “levantando a mão” virtualmente. Observe e se adeque.

Durante a reunião, esteja apenas na reunião

Não fique digitando ou escrevendo enquanto outra pessoa fala, a menos que realmente seja necessário. Mantenha o foco! Outro ponto super importante é não comer enquanto o encontro acontece. Você não iria para uma sala de reunião com um pacote de biscoito e enquanto uma pessoa falasse, você não iria aproveitar para comer, não é mesmo?

 E se você ainda está pensando sobre qual é o segredo do sucesso dos encontros online, eu te falo que é bem simples: é só “encarar” da mesma forma e agir como se estivesse acontecendo de forma presencial!

Fabi Calvo

Fabi Calvo

Master the Rules, Grow and Succeed pela The British School of Etiquette e ILM -Londres, Fabi Calvo encontrou na etiqueta e decoração sua verdadeira vocação. Depois de 14 anos na área financeira, ela começa a mudança na sua vida saindo do Brasil em 2008. Morou na Venezuela, EUA, México, Peru – onde começou a fazer do seu hobby seu trabalho – e Colômbia e mora atualmente. Fez Cursos de Criatividade, Flores e Visual Merchandising. Etiqueta Social, Empresarial, Cerimonial, Protocolo, Eventos e Etiqueta Mesa Posta CM em São Paulo. Train the Trainer – Etiquette, Manners & Life Skills pela CPD Londres.

8 respostas

  1. Durante a reunião, esteja apenas na reunião – isso deveria ser a regra numero nas reuniões e videoconferências , mas infelizmente nao acontece. O respeito por quem se preparar para uma apresentação é o mínimo que se espera da audiência.
    Otimo artigo Fabi Calvo

    1. O grande segredo é entender que on-line ou presencial, o comportamento tem que ser o mesmo. Foco e concentração. Da precedência com quem você está naquele momento é fundamental! Obrigada e fico feliz que você tenha gostado !

  2. Muito pertinentes estes apontamentos, facilmente esquecidas por conta da movimentação dos fatos do atual cotidiano. Parabens pelo apontamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.