Reuniões em tempo de pandemia

Compartilhe nas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por Tony Trindade

Com pandemia, a demanda por videoconferências cresceu muito entre empresas brasileiras. Sem a possibilidade de atender clientes presencialmente, as empresas se viram na obrigação de se adaptarem as reuniões por videoconferência. Enquanto muitas empresas se preocupam em reduzir custos para se manterem vivas, outras, principalmente do segmento de tecnologia e videoconferência, vivem um momento de franca expansão. Para que possamos entender esse crescimento, seguem alguns números divulgados na mídia:

  • Estima se que a utilização do Google Meet, aumentou cerca de 25 vezes comparado com janeiro desse ano.
  • Microsoft Teams contabilizou 32 milhões de usuários diários no dia 11 de março. Em 18 de março, esse número cresceu para 44 milhões de usuários diários em todo o mundo.
  • Skype registrou um aumento de 70% em março no número de usuários cadastrados
  • Zoom foi de 10 milhões de usuários em dezembro para mais de 200 milhões de usuários.

Mas o que precisamos fazer para manter a produtividade e prender a atenção daqueles que estão na reunião? Será que, somente abrir o aplicativo e iniciar a videoconferência é o suficiente? Acredito que não! Assim como fazíamos nas reuniões presenciais, vale ter atenção à alguns detalhes como:

1. Preparação para reunião.

Entender o perfil dos participantes da reunião, principalmente se for cliente. Nesse caso, a atenção precisa ser dobrada para evitarmos perguntas desnecessárias ou comentários inadequados. Alguns pontos básicos que eu busco entender antes das minhas reuniões.

  • Principal negócio ou serviço do cliente.
  • Faturamento.
  • Número de funcionários.
  • Principais clientes, concorrentes e parceiros.
  • Perfil, no LinkedIn, dos participantes da reunião.

2. Câmera aberta durante as reuniões.

Nas reuniões presenciais, tínhamos a oportunidade de realizar a leitura corporal, identificar sinais de compra e muito mais. Contudo, ainda assim precisávamos nos atentar e minimizar todas as distrações. Quando realizamos uma videoconferência com a câmera fechada, perdemos a oportunidade de registrar e nos beneficiar de todos os sinais citados acima. Porém, é preciso atentar alguns pontos como:

  • Cenário de fundo.
  • Enquadramento da câmera e postura.
  • Foco total na reunião e manter a formalidade necessária.
  • Esteja vestido de forma adequada.

3. Conheça as funcionalidades da plataforma de videoconferência que usará.

Para evitar surpresa, perda de tempo e situação desconfortável, entre na plataforma antes do início da reunião e teste funções como: 

  • Compartilhamento de tela.
  • Colocar no mudo.
  • Autorizar entrada de usuários.
  • Convidar novos membros

Dessa forma, espero que todos aproveitem as informações acima e consigam atingir as metas de produtividade esperada.

Tony Trindade

Tony Trindade

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.