Entenda as diferenças entre MBA e Especialização e saiba como escolher o curso certo para alavancar sua carreira

Compartilhe nas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Especialista do Centro Universitário Facens explica os diferentes tipos de pós-graduação

Escolher o curso de graduação não é uma tarefa fácil para todos, mas costuma ser algo mais instintivo. Mas, o que fazer quando é chegada a hora de decidir a especialização? Ou será que seria melhor fazer um MBA? O que não faltam nestes momentos de decisões são dúvidas! O Coordenador do curso de Especialização em Gestão de Projetos e Inovação do Centro Universitário Facens, Felipe Corrêa, ajuda a esclarecer e nortear os profissionais que estão neste dilema.

MBA x Especialização – entenda a diferença

Embora os dois tipos de pós-graduação sejam parecidos à primeira vista, eles são para profissionais com objetivos diferentes. O MBA é um curso voltado para negócios e gestão. Ou seja, ideal para aqueles que se graduaram em cursos em uma área mais técnica e têm interesse em ingressar na área de gestão, que assumiram um cargo de liderança ou estão próximos disso. “O ideal é que o candidato deste curso esteja no mercado de trabalho independente da área. Assim, conseguirá ter um melhor aproveitamento do conteúdo ofertado aplicando o conhecimento adquiridos em problemas reais da profissão”, esclarece Corrêa.

De acordo com o coordenador do curso de pós-graduação em Gestão de Projetos e Inovação, o curso de especialização, no entanto, tem mais o viés de direcionamento de carreira em uma área específica. Ou seja, uma pessoa recém-graduada, que já sabe por qual área tem mais afinidade ou aquela para onde quer trilhar a vida profissional, pode escolher uma especialização visando aprofundar os conhecimentos, desenvolver habilidades necessárias pra atuar na área escolhida e assim ter um diferencial de mercado em relação a outros profissionais que não se especializaram. A mesma premissa vale para profissionais mais experientes, que querem ampliar seus conhecimentos, se atualizar ou mudar a área de atuação.

Outro ponto sempre importante de lembrar é que tanto o MBA quanto a especialização buscam aplicar os conhecimentos adquiridos em cenários que simulam situações-problema encontradas pelos alunos no mercado de trabalho. Isto é realizado durante o curso e ao seu final por meio de artigos, estudos e projetos que são avaliados por especialistas da área. Portanto, lembre-se que o mercado é bastante competitivo, que novas tecnologias, modelos, conhecimentos e processos surgem mais rapidamente hoje do que em anos anteriores e, por isso, é importante aprender constantemente.

Como saber qual curso é o ideal para você?

De acordo com Corrêa, sempre que alguém pergunta qual curso deve optar, a pessoa deve se fazer três perguntas:

1 – Aonde você quer chegar e deseja trabalhar?

2 – Em que ponto da carreira você já está e que bagagem já carrega?

3 – O que ainda falta de conhecimento para você alcançar o objetivo da primeira pergunta?

“Ingressar num MBA ou especialização vai muito além do conhecimento ofertado em sala. O ambiente proporciona network, contato com outros profissionais do mercado e proximidade com professores que, normalmente, atuam na área específica que você almeja estar”, conclui o especialista.

Sobre a Facens

Centro Universitário nota máxima (5) do MEC, sendo uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil. Tem foco na formação de profissionais cidadãos e 90% de empregabilidade nos últimos anos, oferece 14 cursos de graduação, sendo nove de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), três de Tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Banco de Dados e Gestão de TI) e um de Arquitetura e Urbanismo, além de opções de cursos de Pós-Graduação, MBAs e Especializações. Referência também em inovação, a Facens conta com mais de 50 laboratórios especializados, mais de 10 centros de inovação e diversas parcerias com empresas renomadas nacional e internacionalmente. http://www.facens.br/

Redação Negócios Pro Br

Redação Negócios Pro Br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.