Melhor Aprendiz Tech vai capacitar jovens no Paraná para área de TI

Compartilhe nas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Programa abre em outubro 250 vagas para curso com turmas em oito cidades; Assespro-PR é uma das parceiras da iniciativa

Estimular e formar jovens para atuação na área de tecnologia de informação. É, em breves palavras, o objetivo central do “Melhor Aprendiz Tech”, um programa lançado nesta semana (quinta, 10 de setembro) no Paraná e que, de início, contará com 250 vagas distribuídas em oito municípios. As primeiras turmas serão constituídas já em outubro.

A iniciativa é fruto de uma parceria que envolve o Sistema Fecomércio, por meio do Senac Paraná, o Governo do Estado e instituições como a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços Técnicos em Informática do Paraná (Sepropar), Sebrae e Senai. Neste momento, estão incluídos os municípios de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Pato Branco, Francisco Beltrão e Cascavel.

A interiorização do programa é, para o presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy, um dos pontos fortes da iniciativa. “Considero muito importante essa visão de abrangência territorial. Sabemos que a defasagem de colaboradores com conhecimento em TI é grande no Paraná e no Brasil como um todo. Esse programa vai contribuir para incentivar, engajar jovens a irem para a área de TI”, frisou, na solenidade de lançamento, ocorrida de forma remota, transmitida pelo canal do Senac Paraná na internet.

SOBRE O CURSO

O curso é dividido em 440 horas teóricas, com conteúdo e aulas fornecidos pelo Senac Paraná, de forma remota. Programação de sistemas e programação web compõem os dois eixos de conteúdos. Outras 560 horas serão de atividades práticas, nas empresas parceiras, empregadoras dos jovens aprendizes. Publicar, testar e aplicar manutenção de funcionalidades web fazem parte das atividades.

Após a conclusão das 1,4 mil horas de curso, o aprendiz estará qualificado para atuar em empresas de TI, ou – em empresas convencionais – nas áreas de tecnologia dessas empresas. O aluno formado poderá ocupar funções como a de programador de computador ou de programador de internet. As empresas que se integrarem ao programa vão fazer a indicação de aprendizes, para a realização dos cursos.

FORMAÇÃO

O Melhor Aprendiz Tech se soma ao Programa de Aprendizagem desenvolvido pelo Senac Paraná, voltado a adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos. Na solenidade de lançamento, o diretor da instituição, Vítor Monastier, ressaltou que, no último decênio, mais de 32,5 mil aprendizes foram capacitados pela iniciativa do Senac Paraná.

O diretor destacou ainda que o Melhor Aprendiz Tech não vai se restringir à qualificação técnica. Assim como ocorre com outros cursos voltados a adolescentes e jovens, a iniciativa vai fomentar a capacidade analítica, reflexiva e criativa dos participantes, sublinhou.

A solenidade de lançamento contou ainda com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana, que é presidente licenciado do Sistema Fecomércio; do superintendente de Inovação do Governo do Paraná, Henrique Domakoski; do presidente do Sepropar, Luiz Sérgio Wozniak; do diretor-superintendente do Sebrae no Paraná, Vitor Tioqueta; e do superintendentes do Senai no Paraná, José Antônio Fares.

MAIS INFORMAÇÕES

• A transmissão do lançamento está disponível neste link: http://bit.ly/aprendiztech

Redação Negócios Pro Br

Redação Negócios Pro Br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.