Com alta temporada de IPOs, Mercer registra demanda recorde de programas de remuneração de longo prazo para altos executivos

Compartilhe nas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Regras de governança exigem que recompensas sejam competitivas e
totalmente alinhadas à perenidade do negócio

São Paulo, setembro de 2020 – A temporada mais agitada de IPOs no Brasil desde 2007 tem gerado uma procura inédita pelo desenvolvimento de programas de remuneração executiva. A Mercer, líder global de consultoria em carreira, saúde, previdência e investimentos, confirma o aumento de solicitações, principalmente por parte de empresas interessadas em captar recursos para a expansão de seus negócios por meio da abertura de capital.

O processo para a realização de ofertas iniciais de ações inclui, entre outros requisitos, que as empresas façam roadshows bem-sucedidos com projeções financeiras e informações de governança que detalhem suas políticas e programas de remuneração.

“Um dos fatores que mais influencia o valor e o sucesso de uma empresa é a qualidade dos executivos que ela consegue atrair e manter em sua estrutura”, afirma Joaquim Patto, diretor da Mercer Brasil. “Para isso, é necessário que as recompensas estejam alinhadas com as necessidades do negócio, dos acionistas e dos próprios executivos, objetivando sempre a longevidade da organização”.

Programas pré e pós-IPO

De acordo com Patto, nessas situações, os esquemas de remuneração se dividem em duas categorias. Os programas pré-IPO tem como principal finalidade premiar os profissionais que contribuíram para o sucesso do negócio ao longo do tempo, assim como para os envolvidos no processo da abertura de capital bem-sucedida. Já os planos pós-IPO são mais focados na retenção e no alinhamento de interesses entre os executivos e a organização, normalmente vinculando essa recompensa ao valor das ações da empresa.

Fatores críticos

Além de considerar as melhores práticas de RH, o desenho de um programa de remuneração executiva se baseia no conhecimento profundo das estratégias de remuneração em vigor no mercado, na análise das que fazem sentido e na sua adequação à realidade do negócio de cada companhia.

“Adicionalmente, a Mercer tem como praxe utilizar o apoio especializado de escritórios de advocacia para que o desenho dos programas conte com a devida sustentação jurídica”, complementa o consultor.

De acordo com a Mercer, alguns dos principais fatores que precisam ser levados em conta na estruturação de um programa de remuneração executiva são:

• O plano precisa ter um prazo de retenção relevante, ou seja, uma política de vesting que incentive a permanência dos executivos com alto desempenho.

• Os valores previstos pelo programa, ao serem transformados em equity (ações), precisam ser competitivos no mercado em que a empresa atua.

• O desenho do plano precisa contar com uma sólida sustentação societária, fiscal e trabalhista.

• O alinhamento de interesses entre acionistas e executivos deve ser pleno.

• O programa precisa estar 100% alinhado aos padrões de governança de uma empresa de capital aberto.

“Ter um plano de remuneração e bonificação de executivos bem-estruturado, factível, competitivo e mencionar isso corretamente no white paper e nos roadshows pode fazer toda a diferença para o IPO de uma empresa ser um sucesso ou não”, finaliza Patto.

Sobre a Mercer

A Mercer oferece aconselhamento e soluções orientadas à tecnologia que ajudam as organizações a atender às necessidades de carreira, previdência, investimentos e saúde de uma força de trabalho em constante mudança. São mais de 25.000 funcionários localizados em 44 países e com atuação em mais de 130. A Mercer é uma subsidiária integral da Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC), a principal empresa global de serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas. Com mais de 76 mil colegas e receita anual de mais de
US﹩ 17 bilhões, a Marsh & McLennan apoia seus clientes a navegar em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo.

Visite: www.mercer.com.br

Redação Negócios Pro Br

Redação Negócios Pro Br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.