Baker Tilly apresenta ferramenta gratuita para teste de conformidade à LGPD

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Solução foi apresentada durante webinar do Baker Tilly Conversations: Série LGPD realizado esta semana

Na última segunda-feira (14), a Baker Tilly apresentou ao mercado o “LGPD QuickView”. Trata-se de uma ferramenta online e gratuita em que é possível diagnosticar o nível de conformidade da empresa com a Lei Geral de Proteção de Dados. “A Baker Tilly quer ajudar empresas e pessoas a manterem seus negócios. Através do QuickView, é possível ter uma visão rápida e sistêmica da organização sob a ótica da privacidade e proteção de dados”, explicou Gabriel Buzzi, gerente da Baker Tilly no Rio de Janeiro, que mediou o evento.

O lançamento oficial ocorreu durante um webinar que contou com as presenças de Roger Aragão Macedo, da Baker Tilly no Espírito Santo, e Pedro Miranda, da Baker Tilly em Goiânia.

De acordo com pesquisa realizada pela Baker Tilly, apenas 30% das empresas diagnosticadas possuem maior grau de conformidade. Pensando nisso, o “LGPD QuickView” é uma ferramenta que auxilia na verificação dos parâmetros para cumprimento da lei, apontando possíveis “gaps”. O formulário já está funcionando, é gratuito e resulta na entrega de um relatório final emitido pela Baker Tilly Brasil. Acesse aqui.

“Na análise de risco, a possibilidade de ataques e vazamentos aumenta à medida que diminui a conformidade. Mesmo que a empresa realize uma comunicação pós falha, o dano já terá sido causado. Atuar de forma preventiva é fundamental”, afirmou Roger Macedo. “Os clientes deixarão de fazer negócios com empresas que estão expostas aos riscos de vazamento de dados e incidentes do tipo”, corroborou Miranda.

“E pior do que não ter o dinheiro da multa, é poder pagar, mas não poder operar devido à reputação prejudicada por problemas com a privacidade”, explicou Buzzi. A multa por infrações cometidas pode chegar a R$ 50 milhões.

Era digital

A era digital trouxe um grande tráfego de dados e informações na internet. Com isso a necessidade da criação de mecanismos como a LGPD surgiu. “A LGPD reforça aquilo que já deveria ser cumprido pelas empresas e é um direito que todo cidadão já possui”, pontuou o gerente do Rio de Janeiro.

A Baker Tilly levantou dados em um grupo de empresas para verificar a adequação da nova lei. Sob o aspecto jurídico, apenas 12% das empresas pesquisadas estão em conformidade com as medidas e 94% não possuem sequer uma política de tratamento de dados pessoais. No viés tecnológico, a aderência também é baixa: 87% das empresas não possuem procedimentos para atuar em caso de incidentes. Cerca de 70% das pesquisadas não realizam testes de vulnerabilidade de suas bases.

Segundo o gerente do Rio de Janeiro, a LGPD propõe uma nova abordagem de “Data Assessment” complementando o já conhecido “Risk Assessment”. “É preciso entender onde estão esses dados na empresa e colocar todo o ciclo em conformidade. A adequação é necessária para um mundo cada vez mais digital e globalizado e a Baker Tilly se propõe a ajudar as empresas nesse processo”.

Para acessar o “LGPD QuickView”, preencha formulário disponível aqui e envie para a nossa equipe de consultores. Em breve, você receberá o relatório.

O que é LGPD?

A LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados, é um pacote de critérios para a realização de tratamento de dados pessoais que as empresas devem seguir para garantir a proteção desse material. Depois de discussões que tomavam como exemplo modelos adotados por outros países, sobretudo na União Europeia, o Governo Federal sancionou a lei em 14 de agosto de 2018, dando dois anos para que as empresas pudessem se adequar.

Um adiamento foi enviado ao Senado no início desse ano, porém, em uma reviravolta, o pedido foi vetado e agora esse veto caminha para aprovação presidencial, dando para as empresas um curto intervalo para adequação.

Baker Tilly Conversations

As incertezas sobre os impactos da LGPD, que foi sancionada pela lei federal 13.709/18, seguem como o principal empecilho para sua adoção por parte das empresas. A “Série LGPD” é justamente uma iniciativa do canal “Baker Tilly Conversations” que a empresa lançou para dialogar com o mercado.

Nesta série, a empresa irá apresentar a visão de especialistas sobre os mais diversos impactos que a nova lei brasileira de proteção de dados oferece. Dividida em quatro webinars, os eventos ocorrem em segundas-feiras quinzenais, sempre às 19hs. O próximo ocorrerá em 28 de setembro.

O objetivo do “Baker Tilly Conversations” é oferecer as visões e soluções de especialistas sobre as questões mais relevantes do cenário empresarial brasileiro e que impactam nos mais variados segmentos, desenvolvendo conteúdo de qualidade, para se consolidar uma fonte segura de conteúdo multidisciplinar.

Redação Negócios Pro Br

Redação Negócios Pro Br

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