Como assinar contratos em tempo de pandemia e isolamento social?

Compartilhe nas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por Tony Trindade

Um dos melhores momentos durante o processo de vendas, é ter o contrato assinado, apesar de muitos afirmarem que abrir um novo contato ou agendar uma nova reunião com oportunidade efetiva, também é importante. Sim! Realmente é muito importante pois provavelmente não assinaríamos esse contrato sem o novo contato ou reunião. Mas, você vendedor, feche os olhos e imagine um cliente te ligando para lhe avisar que aquele contrato tão esperado está assinado. É ou não é uma das melhores sensações? Pois bem, antes da pandemia, esse processo, em sua maioria, acontecia com a impressão do documento, assinatura e retirada presencial ou envio do documento pelos Correios ou portadores. Quem já não teve que se deslocar as pressas para conseguir o contrato assinado, no final do mês, para bater a meta? Não seria mais fácil receber o contrato assinado no seu e-mail? Esse é um dos benefícios que a assinatura digital pode nos trazer.

Para quem ainda não está familiarizado com o termo, a assinatura digital ou eletrônica, é uma tecnologia utilizada para autenticar documentos eletrônicos, como por exemplo arquivos em PDF. Ela utiliza as chaves criptográficas de um certificado digital para identificar as pessoas que assinam o documento, proteger as informações e conferir validade jurídica. Ela pode ser aplicada a contratos, procurações, laudos médicos, atestados e diversos documentos ou transações online.

Com a criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil, em 2001, os documentos digitais passaram a ter validade jurídica em todo Brasil e podem substituir totalmente o papel, desde que assinados digitalmente. 

Para assinar um arquivo eletrônico é preciso utilizar um assinador digital. Trata-se de um software que vincula os elementos criptográficos do certificado digital aos documentos que serão validados. O assinador equivale à caneta que assina o papel no mundo analógico. Existem diversas opções pagas e gratuitas disponíveis na rede, de uso simples e intuitivo, e que também incluem uma função de verificação para comprovar a autenticidade de conteúdos já assinados. Vejam algumas empresas que fornecem esse tipo de serviço e, com certeza, te ajudará a agilizar seus processos no dia-a-dia:

1-    Docusign

Docusign é uma plataforma que possui diversos produtos, dentre eles o certificado digital ICP Brasil. Está em conformidade com a Medida Provisória 2200/2001 e, também, com o Código Civil Brasileiro dentre outras resoluções que regulam a matéria. Além disso, está presente em 188 países, obedecendo a legislação de cada um.

A plataforma de assinatura de documentos tem planos individuais, com valor mensal a partir de 10 dólares. Oferece 30 dias de teste gratuito.

2-    D4sign

D4sign é uma plataforma especializada em assinatura eletrônica. Está em conformidade com a Medida Provisória 2200/2001. É possível assinar documentos com ou sem o Certificado Digital ICP – Brasil.

Os planos são cotados em reais. Tem aplicativo de celular. Permite a geração de documentos dinâmicos e criar templates com formulário para o cliente preencher.

3-    Clicksign

Clicksign é uma plataforma especializada em assinatura eletrônica. Está em conformidade com a Medida Provisória 2200/2001. Oferece um plano gratuito e, os demais planos são cotados em reais.

4-    Adobe Sign

Adobe Sign é um dos produtos da Adobe. É uma plataforma especializada em gestão de assinaturas no mundo. Está em conformidade com a Medida Provisória 2200/2001. Oferece planos a partir de 60 reais mensais, com teste de 7 dias, e tem aplicativo para dispositivos móveis.

5-    Contraktor

Contraktor é uma plataforma de gestão de contratos e assinaturas digitais voltada para clientes com grandes volumes de contratos. A plataforma oferece desde a criação até a assinatura e gestão do contrato. Oferece planos a partir de R$500,00/mês.

Nesse momento de pandemia e isolamento social, nada melhor que receber seu contrato assinado de forma fácil e rápido, no seu e-mail. Não se esqueça de compartilhar sua venda com sua equipe e comemorar seu sucesso.

Espero que tenham gostado do artigo e possam aproveitar para aumentar a produtividade em vendas!!!

Você já usa alguma solução desse tipo? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião comigo!

Tony Trindade

Tony Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.