A importância do Networking para o Empreendedor

Compartilhe nas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por Michelle Beatrice

É importante entendermos o poder do networking, das relações e de uma rede de conexões bem gerenciadas e efetivamente agregadora nesta nova ERA em que vivemos. A complexidade de um mundo cada vez mais novo e em constante transformação traz a necessidade de estarmos continuamente conectados.  Trata-se de cultivar relacionamentos que trarão mais oportunidades e conhecimento para você e seu negócio.

Por meio de um networking bem feito, novas possibilidades podem surgir e facilitar diversos processos na sua vida pessoal quanto na sua empresa ou vida profissional por meio de parcerias com pessoas e empresas.

Estarmos nos relacionando com pessoas o tempo todo e a forma como estabelecemos estas relações é que fazem a diferença e podem nos ajudar a perceber quem é um bom parceiro ou não.

Obviamente que, conforme seus horizontes vão se expandindo, você inevitavelmente vai perceber a necessidade de encontrar outras pessoas que possam te ajudar com um determinado tema ou técnica que esteja distante daquilo que você domina e por isso mesmo uma rede de networking nunca acaba. Ela só cresce diariamente. E Por isso mesmo, é importante também procurar formas de expandir sua rede em outras áreas, onde você pode encontrar perfis complementares aos seu e potencializar as ações de seu empreendimento ou ideia.

Nossas conexões com pessoas são valiosas. Da mesma forma como nosso conhecimento é nosso capital intelectual, nossas relações com pessoas é o nosso capital social. Para que este valor se mantenha, é preciso que as relações estejam ativas e sejam cultivadas com atitudes de parceria, abertura e confiança.

Quanto mais verdadeiras forem as suas conexões com as pessoas, maiores são as chances destas contribuirem com você e assim todos se expandirem de forma espontânea e exponencial.

Quanto mais você cria oportunidades para todos, mais benefícios para ambas as partes vc agrega. É  muito importante procurar manter conexões com pessoas de nossa própria área, com quem podemos trocar experiências sobre melhores práticas, novas tecnologias e estabelecer parcerias e ao mesmo tempo criar conexões com especialistas em áreas que você não domina e que podem te ajudar a resolver problemas que você não possua muita experiência.

O Networking cada vez mais torna-se uma ferramenta poderosa na vida das pessoas e empresas mas também cada vez mais necessária para quem é um empreendedor. Mas vale lembrar, o mais importante não é a quantidade da rede e sim a qualidade destas conexões.

Esteja em movimento e se conecte diariamente ao maior número de pessoas possível e assim terá maiores oportunidades de crescimento.

Michelle Beatrice

Michelle Beatrice

Empreendedora, Arquiteta e Urbanista , PMP – Project Manager Professional, Fundadora da MICA Arquitetura, Idealizadora dos ENCONTROS MICA ARQUITETURA: Networking e Negócios

2 respostas

  1. Excelente introdução do tema de Networking no mundo empreendedor! Parabéns, Mica!

  2. Bela abordagem, Michelle. Steve Covey falava do “emotional bank account”. Você indica que “quanto mais você cria oportunidades para todos, mais benefícios para ambas as partes vc agrega”. Muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.