Genética na saúde: conheça a história dos irmãos que criaram o laboratório 100% digital como alternativa ao modelo tradicional

Compartilhe nas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Fernando e David Pares são sócios-fundadores da ISA Home Lab, startup que chegou no mercado de análises clínicas em Junho deste ano

São Paulo, outubro de 2020 – Empreender tem sido uma das maiores apostas dos brasileiros nos últimos anos. Até o final de 2020, o mercado espera atingir o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, sendo 25% da população adulta responsável pela abertura de um novo negócio, ou com até 5 anos de atividade, segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Os irmãos David e Fernando Pares decidiram entrar para este índice ao lançar a ISA Home Lab, laboratório 100% digital, que leva um coletor até o local desejado pelo paciente, para realizar os mais diversos exames de análises clínicas, aplicar vacinas e, também, fazer testes, como o do coronavírus.

Em decorrência da crise e do novo perfil de consumo, voltado para o digital e em casa, a marca projetada para ser lançada em até cinco anos, precisou ficar pronta em cinco meses. “Havíamos analisado o mercado e percebido a alta demanda por um serviço com um formato muito parecido ao dos deliverys de comida, mas para a área da saúde, que ainda é muito engessada e burocrática. Mas tínhamos a previsão de que o comportamento de consumo voltado para o digital, nesse setor, ainda podia durar em torno de cinco anos para firmar. A pandemia, então, fez com que isso acontecesse em cinco meses”, conta David, médico e sócio-fundador da startup.

Os irmãos começaram a jornada empreendedora há quase dez anos, em 2011, já na área da saúde, que devido ao pai médico, sempre foi a paixão da família. David, inclusive, decidiu seguir a mesma formação. “Ajudar pessoas sempre foi a nossa maior missão, e sabemos que esse setor é o que mais pode fazer isso, efetivamente. Nosso maior objetivo era alcançar mais pessoas, resolvendo problemas iminentes. Então, decidi largar a residência em cirurgia geral na USP para empreender e criar a AvalDoc, prontuário eletrônico na nuvem”, conta o médico.

Fernando, embora não tenha seguido exatamente os mesmos passos, formou-se em Economia e fez MBA em Gestão de Saúde, já mirando o empreendedorismo na área. “Sempre identificamos oportunidades na saúde e tínhamos o desejo de revolucionar o setor. Assim, aproveitamos a expertise do David no operacional e dia a dia clínico, e a minha em gestão, para criar a nossa primeira marca”, conta.

Anos depois da primeira criação, em 2016, decidiram se unir mais uma vez para investir em uma holding especializada em gerir Centros de Diagnósticos no Brasil, o Grupo Integra. Com foco em análises clínicas, a marca é reconhecida no setor pela qualidade de atendimento e serviço. Atualmente, conta com quatro unidades na região do Grande ABC.

“Depois de vendermos a primeira empresa, fui cursar um MBA em Harvard, exatamente pensando no mercado de saúde no Brasil, e em como empreender. Trabalhei um tempo com Marketing na KraftHeinz em Chicago e voltei, para novamente me juntar ao meu irmão em um novo desafio”, conta David.

Já sócios, decidiram apostar em uma terceira marca, dessa vez com o propósito de transformar a experiência em análises clínicas. Com um processo simples, totalmente online e com preços acessíveis, o laboratório, que é 100% digital coleta as amostras no lugar que for mais conveniente para o paciente, seja na casa, trabalho ou outro local adequado. Assim, evita deslocamento, filas e aumenta a conveniência.

“Pensamos em um modelo para beneficiar todos os públicos, primeiramente os pacientes, levando preços acessíveis e comodidade. Depois, as empresas, já que temos planos especiais para levar os serviços para todos os seus colaboradores. Mas, também, para as operadoras de saúde, que consequentemente vão poder diminuir seus custos e burocracia para seus beneficiários conseguirem realizar uma coleta domiciliar”, explica Fernando.

Após o lançamento e consolidação na Grande São Paulo, os irmãos planejam escalar o modelo de negócio rapidamente e expandir o serviço para outras cidades, além de apostar em novas versões inovadoras, como a autocoleta.

Sobre o ISA Home Lab

Criada em junho de 2020 pelos sócios e irmãos Fernando e David Pares, a ISA Home Lab é um laboratório 100% digital, com propósito de transformar a experiência de realizar exames de análises clínicas. Com um processo simples e totalmente online, a startup coleta as amostras no lugar que for mais conveniente para o paciente, seja na casa, trabalho ou outro local adequado. Assim, evita deslocamento, filas e aumenta a conveniência. Nos primeiros meses de operação, oferece atendimento em toda a Grande São Paulo, por meio de prestadores de serviço espalhados na cidade para criar agilidade e capilaridade.

Redação Negócios Pro Br

Redação Negócios Pro Br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.