Comportamento pode alavancar as vendas

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Por Fabi Calvo

O Natal está chegando e as esperanças de vendas afloram no coração dos empresários, que investem milhões em campanhas de marketing visando atrair o cliente certo para bater metas de vendas nos mais variados nichos do mercado.

Promoções atrativas oferecendo as mais diversas formas de pagamento… As lojas  se enfeitam para natal e o pessoal está todo a postos, esperando os consumidores.

Tudo certo para “bombar” de tanto vender, agora é só esperar. Será?!

Será que esses são os passos mágicos para estourar de vender e bater todas as suas metas?

Claro que tudo isso faz parte da estratégia, assim como vários outros tópicos, mas muitas empresas se esquecem de treinar esses funcionários para receber os clientes.

Quem aqui nunca entrou em um local e foi recebido com funcionários conversando, onde o papo deles era mais importante que o cliente? Quem aqui, já entrou em um local e o funcionário parecia fazer um esforço enorme para passar as informações, seja porque não sabia detalhes do produto porque não tinha vontade de saber, ou porque não estava com vontade de atender?

Entre esses comportamentos podemos citar vários, mas o que quero aqui não é descrever o que é ou foi feito de errado, mas sim, alertar que um bom comportamento vende!

É necessário ser menos formal e mais cortês. Cuidar do visual sim, mas ter boas maneiras condizentes nas mais variadas circunstâncias. É ser agradável, gentil e empático.

É receber o cliente com um sorriso amável no rosto, com um bom dia, seja bem vindo, meu nome é Fulana e qualquer dúvida estou à sua disposição!  E em qualquer sinal do cliente, a pessoa deve estar realmente à disposição para esclarecer a dúvida, explicar sobre o produto que está sendo vendido e dar informações sobre ele. 

Caso a pessoa – o vendedor-  não saiba, procurar um colega que saiba, buscando informações detalhadas sobre o que está sendo requisitado e fornecer para o cliente essas informações com um sorriso no rosto.

É se colocar no lugar dele e não julgar que isso ou aquilo é irrelevante ou não importa.

É combinar gentileza, educação e boas maneiras, praticidade e generosidade ao atender uma pessoa, afinal somos seres humanos e gostamos da atenção, mais ainda depois de um ano tão difícil como esse. Brinco sempre que o ser humano é carente por natureza. Vamos suprir essa carência que máquina nenhuma é capaz de fazer! Ah, vale ressaltar que essas indicações valem pro presencial e para o online também.

Isso é ter etiqueta! Ela não é somente para atos solenes oficiais. Etiqueta é aplicada no nosso dia-a-dia e vai facilitar a interação das pessoas nos mais diversos âmbitos.

Invista nela! Invista no seu funcionário pois você estará investindo no seu negócio!

Boas vendas e feliz Natal!

Fabi Calvo

Fabi Calvo

Master the Rules, Grow and Succeed pela The British School of Etiquette e ILM -Londres, Fabi Calvo encontrou na etiqueta e decoração sua verdadeira vocação. Depois de 14 anos na área financeira, ela começa a mudança na sua vida saindo do Brasil em 2008. Morou na Venezuela, EUA, México, Peru – onde começou a fazer do seu hobby seu trabalho – e Colômbia e mora atualmente. Fez Cursos de Criatividade, Flores e Visual Merchandising. Etiqueta Social, Empresarial, Cerimonial, Protocolo, Eventos e Etiqueta Mesa Posta CM em São Paulo. Train the Trainer – Etiquette, Manners & Life Skills pela CPD Londres.

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