Etiqueta no avião, você sabe como se comportar?

Compartilhe nas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por Fabi Calvo

Tempos atípicos exigem atenção aos comportamentos e adesão às novas regras para uma viagem mais segura e confortável para todos

Ano Novo chegando e, apesar da pandemia, muitas pessoas estão planejando viajar para se reunir com os seus entes queridos. Muito além da data festiva, o motivo central é o reencontro com familiares, que na maioria dos casos, encontram-se afastados há quase 1 ano.

Junto com as malas, o roteiro, as passagens e as expectativas, nessa jornada surgem também as dúvidas e questionamentos vindos daqueles que querem fazer tudo da forma mais segura possível, visando proteger a si e também aos outros.

  • E aí, como me comportar nos aeroportos e aviões nessa pandemia?

Ao fazer seu check in, caminhar pelo aeroporto, usar as escadas rolantes, entrar na área de segurança, aguardar durante o embarque… Ou seja, em todos os momentos dessa rotina tão conhecida,  mantenha-se com uma distância de 1.5 metro à 2 metros da pessoa à sua frente ou lateral. As empresas fizeram a marcação no piso para servir como guia desta distância segura, não é à toa. É para ser respeitado.

Use os elevadores somente se for extremamente necessário. Observe a orientação dada sobre a quantidade de pessoas permitida dentro deste espaço, o que varia de acordo com o tamanho do elevador. Deixe este recurso sempre como prioritário para pessoas com deficiência física, dificuldades motoras, que estejam carregando crianças de colo, idosos e gestantes.

O respeito ao espaço do outro segue para além do posicionamento do corpo e se estende para os pertences. Não leve a mala de mão com conteúdo acima do permitido, tanto em peso quanto em volume.

Use máscara o tempo todo e, vale lembrar, tenha sempre máscaras reserva, bem como uma bolsinha plástica para colocar as máscaras usadas. Tenha sempre à mão o álcool em gel. Sempre que possível, especialmente em trechos mais curtos, evite ingerir alimentos dentro do avião. Se a viagem for longa, retire a máscara para se alimentar e coloque imediatamente ao terminar.

Ao desembarcar, mantenha-se sentado até que o seu grupo identificado em seu cartão de embarque seja chamado. Na sua vez, então, você levanta, pega sua mala ou bolsa e sai da aeronave. Não insista em ficar de pé antes ou pegar a sua bagagem imediatamente assim que o avião parar. Tenha paciência e respeite as orientações.

  •  E se alguém não respeitar as regras, como devo proceder? 

Se for o caso de a pessoa estar muito próxima a você, com cordialidade é possível pedir que se chegue um pouco para trás ou coloque a máscara para obedecer as orientações sanitárias, que têm força de lei, devido à pandemia. Agradeça sempre.

  • E se ainda assim a pessoa não obedecer?

Peça ajuda a um funcionário que certamente irá instruir a pessoa de acordo com as normas vigentes.

Com paciência e empatia, tudo vai dar certo e vamos passar essa fase difícil e atípica.

Feliz 2021 para todos!

Fabi Calvo

Fabi Calvo

Master the Rules, Grow and Succeed pela The British School of Etiquette e ILM -Londres, Fabi Calvo encontrou na etiqueta e decoração sua verdadeira vocação. Depois de 14 anos na área financeira, ela começa a mudança na sua vida saindo do Brasil em 2008. Morou na Venezuela, EUA, México, Peru – onde começou a fazer do seu hobby seu trabalho – e Colômbia e mora atualmente. Fez Cursos de Criatividade, Flores e Visual Merchandising. Etiqueta Social, Empresarial, Cerimonial, Protocolo, Eventos e Etiqueta Mesa Posta CM em São Paulo. Train the Trainer – Etiquette, Manners & Life Skills pela CPD Londres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.