Por Fabi Calvo
Tempos atípicos exigem atenção aos comportamentos e adesão às novas regras para uma viagem mais segura e confortável para todos
Ano Novo chegando e, apesar da pandemia, muitas pessoas estão planejando viajar para se reunir com os seus entes queridos. Muito além da data festiva, o motivo central é o reencontro com familiares, que na maioria dos casos, encontram-se afastados há quase 1 ano.
Junto com as malas, o roteiro, as passagens e as expectativas, nessa jornada surgem também as dúvidas e questionamentos vindos daqueles que querem fazer tudo da forma mais segura possível, visando proteger a si e também aos outros.
- E aí, como me comportar nos aeroportos e aviões nessa pandemia?
Ao fazer seu check in, caminhar pelo aeroporto, usar as escadas rolantes, entrar na área de segurança, aguardar durante o embarque… Ou seja, em todos os momentos dessa rotina tão conhecida, mantenha-se com uma distância de 1.5 metro à 2 metros da pessoa à sua frente ou lateral. As empresas fizeram a marcação no piso para servir como guia desta distância segura, não é à toa. É para ser respeitado.
Use os elevadores somente se for extremamente necessário. Observe a orientação dada sobre a quantidade de pessoas permitida dentro deste espaço, o que varia de acordo com o tamanho do elevador. Deixe este recurso sempre como prioritário para pessoas com deficiência física, dificuldades motoras, que estejam carregando crianças de colo, idosos e gestantes.
O respeito ao espaço do outro segue para além do posicionamento do corpo e se estende para os pertences. Não leve a mala de mão com conteúdo acima do permitido, tanto em peso quanto em volume.
Use máscara o tempo todo e, vale lembrar, tenha sempre máscaras reserva, bem como uma bolsinha plástica para colocar as máscaras usadas. Tenha sempre à mão o álcool em gel. Sempre que possível, especialmente em trechos mais curtos, evite ingerir alimentos dentro do avião. Se a viagem for longa, retire a máscara para se alimentar e coloque imediatamente ao terminar.
Ao desembarcar, mantenha-se sentado até que o seu grupo identificado em seu cartão de embarque seja chamado. Na sua vez, então, você levanta, pega sua mala ou bolsa e sai da aeronave. Não insista em ficar de pé antes ou pegar a sua bagagem imediatamente assim que o avião parar. Tenha paciência e respeite as orientações.
- E se alguém não respeitar as regras, como devo proceder?
Se for o caso de a pessoa estar muito próxima a você, com cordialidade é possível pedir que se chegue um pouco para trás ou coloque a máscara para obedecer as orientações sanitárias, que têm força de lei, devido à pandemia. Agradeça sempre.
- E se ainda assim a pessoa não obedecer?
Peça ajuda a um funcionário que certamente irá instruir a pessoa de acordo com as normas vigentes.
Com paciência e empatia, tudo vai dar certo e vamos passar essa fase difícil e atípica.
Feliz 2021 para todos!