Spot Metrics usa inteligência de dados para gerar valor para varejo físico

Compartilhe nas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A empresa utiliza Marketing Operating System (mOS) para direcionar negócios, podendo gerar mais de 50% de retorno ao varejista

Rio de Janeiro, dezembro de 2020. Em tempos em que o e-commerce tem contabilizado bons números, o varejo físico continua vivo e mostrando que ainda tem muito potencial pela frente. E é para ajudar as empresas desse segmento que a Spot Metrics nasceu, uma plataforma de Inteligência de dados e CRM que utiliza marketing Operating System (mOS) para direcionar negócios a tomar decisões assertivas.

Criada em 2015, a empresa surgiu para entregar uma solução tecnológica para o varejo físico, como por exemplo shoppings centers, um segmento de mercado que pouco tinha visão de alguns aspectos como: qual valor do cliente, quando será a próxima compra dele e até quantos clientes estão prestes a não se relacionar mais com aquele estabelecimento. Ter esse tipo de dado em mãos é o que faz a ferramenta ser capaz de gerar até 50% de retorno para o lojista e o shopping.

Seja por meio de um CRM específico para o varejo off-line, por loyalty, carteira digital, integração com os maiores e-commerces do país e empresas de telefonia, a empresa impulsiona a migração das lojas e shoppings para uma plataforma inteligente de varejo, baseada em Big Data e apoiada em tecnologia própria e brasileira, apta a cooperar com o varejo online.

“Quando criei a Spot Metrics percebi uma lacuna no mercado. Os shoppings passam a maior parte do tempo sem visibilidade do negócio. E isso vai totalmente na contramão dos e-commerces, que são movidos a dados e estão o tempo todo lapidando produtos e serviços com base na experiência do consumidor. Levando em conta que 75% dos domínios de e-mails de shoppings estão no spam das pessoas, é nítido que eles precisam ter mais informações em mãos para melhorar o relacionamento com o consumidor”, pontua Raphael Carvalho, CEO da Spot Metrics.

A plataforma da Spot Metrics

Com forte abordagem em inteligência de dados, a Spot Metrics fez parceria com os maiores meios de pagamentos do Brasil para, pela primeira vez, os shoppings poderem responder perguntas que antes não conseguiam, explica Raphael. “A ideia não é substituir a experiência dos gestores, mas dar a eles novos insights para que possam ser mais eficientes”, evidencia o CEO.

Na prática, uma das formas inovadoras de trabalho da empresa é como a plataforma cria uma campanha. Sem a Spot Metrics o marketing do shopping iria selecionar por meio de critérios basicamente cadastrais quais clientes receberiam uma comunicação. Com a Spot Metrics, essa estratégia é diferente e sem vieses inconscientes.

A campanha será criada a partir de palavras-chave referentes à data, como: “criança”, “caderno”, “colégio”, para uma campanha de volta às aulas, por exemplo, e o sistema, como uma abordagem estatística e sem qualquer viés inconsciente e preconceituoso, seleciona quais os clientes que gostariam de receber essa comunicação e, mais, em qual canal cada cliente gostaria de ler. Levando a personalização a um nível inédito no varejo off-line. O retorno da ação via algoritmo da Spot chega a ser 50% mais eficiente do que o humano.

“Se por muito tempo falou-se do varejo phygital e transformação digital de forma muito abstrata, essa é a primeira vez que o conceito toma forma real e de abrangência nacional. Esse pode ser um movimento importante em termos de eficiência para o varejo, em um momento em que todo o setor sofre com a retomada incerta”, conclui Raphael.

Sobre a Spot Metrics:

Criada em 2015, a Spot Metrics é uma plataforma de Inteligência de dados e CRM para varejo físico – o mOS (marketing Operating System). A empresa trabalha para gerar valor por meio de dados, a fim de que os clientes consigam ter decisões assertivas sobre o negócio. O que antes era impossível ter conhecimento como: qual o valor do cliente, quando será a próxima compra dele, quantos clientes estão prestes à não se relacionar mais com a loja ou shopping, agora é possível com a expertise da Spot Metrics. Para saber mais acesse: https://www.spotmetrics.com

Redação Negócios Pro Br

Redação Negócios Pro Br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.