Treinamentos digitais para a área comercial: mais necessários do que nunca

Compartilhe nas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por Marcos Uematsu, gerente de trade marketing, treinamento e merchandising da NISSIN FOODS DO BRASIL

A pandemia causada pela COVID-19 acelerou a transformação digital em nossas vidas. Todos tivemos que nos adaptar, em maior ou menor escala – seja na adoção do trabalho remoto, no ensino à distância ou até mesmo em consultas médicas. Tudo passou a ser virtual. E no mundo corporativo não foi diferente, tivemos que adaptar vários setores a essa nova realidade, um deles foi o setor de treinamentos. 

Diversas empresas estavam realizando treinamentos comerciais à distância, antes da pandemia, porém isso não foi suficiente nesse novo cenário que estamos vivenciando. Essas empresas precisaram ir além, foi necessário alterar formatos já estabelecidos, mesmo os digitais. E esse processo de transformação não é simples.  É preciso repensar toda a estrutura do treinamento de forma a garantir o engajamento dos participantes de forma eficiente, mesmo à distância, e oferecer uma plataforma de fácil uso. 

Em contrapartida outras empresas já contavam com plataformas de ensino à distância (EAD) estruturadas, mas aproveitaram a aceleração exigida pela pandemia para digitalizar ainda mais o processo. É o caso da NISSIN, que reestruturou o seu canal de treinamento comercial, o NISSIN Academy. O portal, direcionado para treinamentos comerciais, agora conta com uma nova estrutura, além de um aplicativo, que simplifica ainda mais o acesso de distribuidores, promotores, representantes comerciais, vendedores e gerentes de vendas. Mais uma novidade da nova estrutura do NISSIN Academy é possibilitar a utilização do portal também pela área Recursos Humanos da NISSIN, para aplicação de treinamento aos colaboradores da organização. 

Sabemos que a adoção de treinamentos à distância amplia o impacto social e o alcance deles. Ensinamentos antes limitados a um determinado público por conta da localização geográfica, agora podem ser distribuídos para todo o País ao mesmo tempo, aumentando a velocidade de capacitação de toda a equipe. Isso sem falar no onbording de novos profissionais, que podem acessar treinamentos realizados antes da sua entrada na companhia sem a necessidade de esperar por uma nova turma.

O desafio, porém, independentemente do formato, é o mesmo: engajar o público-alvo à distância. Para isso, existem vários conceitos adotados, como micro learning e gamificação. Conteúdos menores, fáceis de interagir e acessíveis sob demanda são cada vez mais atrativos. Já a gamificação, torna o aprendizado mais divertido e oferece recompensas e reconhecimento. A adoção de ambos os conceitos de forma bem elaborada contribui para um alto envolvimento, maior retenção e aprendizado por parte dos participantes. 

Outra vantagem de portais de treinamento direcionados para a área Comercial, como o Nissin Academy, é a agilidade em fazer uma grande cobertura e redução de custos, visto que uma capacitação online pode ser reutilizada até que exista uma nova atualização – ou seja, pode ser usada por semanas, meses ou até anos, dependendo do tema. O treinamento ainda fica armazenado na plataforma, funcionando como um acervo para consultas posteriores.

O sucesso dos treinamentos online é tão grande, que, segundo uma pesquisa do LinkedIn, em 2018 apenas 35% dos gestores de pessoas investiam em e-learning, hoje 57% dos profissionais de RH do mundo todo planejam gastar mais em programas de capacitação online. 

E, independentemente do modelo que você adotou ou pretende adotar para seus treinamentos comerciais em 2021, o mais importante é ter em mente que uma estratégia otimizada impacta não apenas no desenvolvimento dos seus profissionais, mas também no faturamento. Contar com as últimas tendências tecnológicas nesse processo, é fundamental. E, agora, treinar pessoas de forma remota e aumentar o engajamento delas à distância, é a nova realidade, além de um novo desafio. 

Sobre a NISSIN FOODS DO BRASIL LTDA. 

A NISSIN FOODS DO BRASIL é uma empresa do Grupo NISSIN FOODS e se consolidou no país como líder no segmento de macarrão instantâneo. Atualmente, fabrica 55 produtos para consumidores diretos no Brasil e 18 produtos para exportação. Com fábricas em Ibiúna (São Paulo) e em Glória do Goitá (Pernambuco), investe sempre em boas práticas para satisfazer as necessidades de seus consumidores e melhorar continuamente seus produtos e serviços.

Redação Negócios Pro Br

Redação Negócios Pro Br

2 respostas

  1. Excelente matéria realmente o senário atual transformou nossas vidas necessitando de plataformas de treinamento digital eficaz e que sera levada adiante mesmo após a pandemia parabens !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.