Entenda a relação entre franqueador e franqueado

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Para obter sucesso nos negócios a relação entre franqueador e franqueado precisa ser leal e recíproca

No mundo do franchising há dois principais agentes que são o franqueador e os franqueados. O franqueador é aquele que possui uma marca estabelecida no mercado e que oferece ao franqueado a oportunidade de utilizar essa marca no seu próprio negócio. Já o franqueado empreende com a franquia por ser uma marca consolidada e segura para entrar no mercado.

O caso das franquias está longe do modelo que têm a exploração do trabalho do subordinado para a obtenção de lucro próprio, uma vez que os interesses de ambos estão intimamente relacionados.

O franqueador depende do sucesso do franqueado, já que seus lucros são proporcionais, e o franqueado precisa que a marca do franqueador se fortaleça cada vez mais para que o seu negócio se destaque. Ou seja, os dois trabalham juntos para que ambos saiam ganhando.

Existem dois caminhos que unem franqueador e franqueado, um deles é o contrato formal firmado entre as partes, que descreve as responsabilidades e obrigações de cada uma. O outro é o interesse mútuo pelo crescimento e o fortalecimento da marca, como maior patrimônio de ambas as partes.

O valor maior que orienta as relações diárias entre franqueado e franqueador é o interesse mútuo pelo crescimento e fortalecimento da marca. A operação diária, os planos e ações de curto prazo exigem, expõe e confronta franqueador e franqueados com situações de negócio, oportunidades e desafios. É o interesse, de franqueador e franqueados, pelo crescimento e fortalecimento da marca que dá sustentação e força ao negócio.

A responsabilidade do franqueador como detentor da marca e criador de um modelo de negócio testado e aprovado pelo mercado, estão relacionadas ao suporte à implementação e à manutenção das lojas dos franqueados. Sendo assim, o franqueador precisa elaborar um modelo de negócio de sucesso, manter-se atualizado sobre o estado do mercado, oferecer treinamentos e consultorias, explicar os procedimentos e os padrões que caracterizam a marca e garantir o seu cumprimento e, por fim, selecionar apenas franqueados que atendam aos critérios necessários.

O franqueado precisa dar um retorno ao suporte oferecido pelo franqueador. É nesse sentido que se justificam as suas responsabilidades: atender aos padrões de funcionamento exigidos; utilizar apenas produtos autorizados na sua loja; pagar à franquia pelo uso da sua marca; cooperar com o franqueador e com os outros franqueados para fortalecer a marca e conquistar o mercado.

“Suporte para o franqueado, é ai que mora o segredo da coisa. Como franqueadora eu devo ensinar o caminho das pedras, pois eu já pisei na pedra errada, e hoje venho mostrar o caminho certo para meus franqueados porque eu já vivi isso. A relação de franqueador e franqueado é um caminho de mão dupla, pavimentado pela experiência do franqueador, pois ele consegue passar aquilo que realmente importa, pois já sabe onde pisar, então, ele aponta o caminho e o franqueado tem mais facilidade para caminhar até o sucesso. Juntos vamos mais longe”, disse Letícia Penna, franqueadora da Sapatilha Na Sacola, uma das marcas formatadas pelo Grupo Atnzo que mais fazem sucesso, desde 2013.

A Sapatilha na Sacola é uma rede de franquias especializada na venda de modelos exclusivos de sapatilhas, que tem como formato principal a visita da vendedora às clientes, levando em uma mala expositora, personalizada, os diferentes modelos de calçados.

O diferencial da marca, além do grande suporte que a franqueadora oferece aos seus parceiros franqueados, está na qualidade do calçado que a própria Letícia fabrica. “Eu produzo o calçado que eu gostaria de usar, penso naquela mulher que tem três turnos, por exemplo, e precisa usar um sapato confortável. Estou sempre à procura da fórmula de calçado perfeita, com várias opções de confortos para estilos diferentes”, contou Letícia.

Redação Negócios Pro Br

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