Líderes não estão preparados para lidar com demandas do novo colaborador, avalia mentor de negócios

Compartilhe nas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Listen to this article
Listen to
this article
Text to speech by Listencat
Text to speech
by Listencat

Para Roberto Vilela, ações para cultivar a individualidade dos profissionais e flexibilidade de gestão serão cada vez mais importantes para alavancar produtividade e fomentar o engajamento

Engana-se quem pensa que o trabalho remoto é o desafio mais importante da carreira do líder atual. Mesmo em meio à crise, encontrar – e manter – mão de obra na empresa pode ser ainda mais desafiador do que gerir pessoas à distância.  É o que acredita o consultor empresarial, mentor de negócios e palestrante Roberto Vilela. Para ele, boa parte dos líderes enfrentam uma realidade distinta do que acredita o senso comum: na indústria, por exemplo, setor que mais gerou empregos no último ano, segundo o Caged, o próprio formato de trabalho nem sempre colabora com a geração de valor ao profissional.

“Enquanto na área de Serviços vemos uma movimentação de valorização da individualidade, o líder de setores fabris, de mercados como o têxtil e o de construção, é mais habituado a um modelo de gestão ‘comando X controle’. Na indústria, o fato é que você perde sua individualidade durante oito horas diárias, tendo de respeitar o código de vestimenta, evitando o uso de smartphone em ambiente de produção e outras regras que nem sempre são bem aceitas pelos profissionais, especialmente os mais jovens”, comenta Vilela.

Neste mercado, o desafio do líder, segundo o mentor, é criar estratégias para valorizar o profissional de outras formas, garantindo assim a manutenção dos times. “Não é nada fácil conseguir manter a motivação de uma equipe neste tipo de ambiente e o líder deve conseguir transitar entre as opções de flexibilização, por mais simples que possam parecer, e cumprir questões ligadas à segurança do trabalho, como no caso de proibição de uso de celulares no espaço fabril. O que se percebe é que, especialmente com a nova geração de colaboradores, há uma barreira entre gestor e liderado e nem sempre se encontra um caminho para driblar as diferenças”, comenta.

A expectativa do profissional X o papel do líder

Para Vilela, atualmente a cultura digital é premissa básica para qualquer profissão. “E, muitas vezes, o líder com mais tempo de carreira tem mais dificuldades de se adaptar a esta nova realidade do que os jovens que estão chegando ao mercado de trabalho. É preciso encontrar um ponto de convergência entre ambos, eliminar práticas antiquadas desde o recrutamento e priorizar a melhoria do relacionamento”, diz.

Mesmo que tenha de utilizar uniforme, cumprir jornada inflexível de oito horas diárias ou evitar fones de ouvido enquanto trabalha, o profissional pode ser liderado de forma assertiva: “São pequenas mudanças que iniciam grandes processos. O primeiro passo da liderança evolutiva é criar estratégias de aproximação. Deixe a antiga ficha de dados de lado e inicie um recrutamento digital, por exemplo. Priorize a conversa presencial e frequente a apenas simples comandos sobre o que se pode ou não fazer. Entenda e valorize soft skills que, mesmo em ambiente fabril são necessárias. Afinal, sentir-se valorizado e não controlado é premissa básica de engajamento”, finaliza o mentor de negócios.

Sobre o consultor

Roberto Vilela é consultor empresarial e mentor de negócios, especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, consultoria comercial e treinamentos vivenciais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. E-books, artigos, áudios e vídeos disponíveis em www.orobertovilela.com.br

Redação Negócios Pro Br

Redação Negócios Pro Br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.