Multinacional adapta seu programa de assistência ao empregado para atender demandas que surgem com a pandemia

Compartilhe nas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Listen to this article
Listen to
this article
Text to speech by Listencat
Text to speech
by Listencat

A pandemia da Covid-19 tem causado o aumento da ansiedade e do estresse entre os brasileiros. Não é para menos, visto que as pessoas estão com medo de ficar doentes, perder renda e apreensivas com as incertezas sobre a vida daqui para frente. Neste contexto, é o que aponta o estudo realizado pelo MindMiners:

85% das pessoas estão muito preocupadas em serem contaminadas pelo vírus.

81% estão preocupados que parentes e amigos fiquem doentes.

69% estão com medo de perder o emprego ou a fonte de renda.

77% estão preocupados com o impacto na economia.

Nesse cenário, como relatam os pesquisadores do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da UFRGS, a saúde mental passa a ser uma preocupação. “Em uma pandemia, o medo aumenta os níveis de ansiedade e estresse em indivíduos saudáveis e intensifica os sintomas daqueles com transtornos psiquiátricos pré-existentes. Durante as epidemias, o número de pessoas cuja saúde mental é afetada tende a ser maior do que o número de pessoas afetadas pela infecção”, afirmam em artigo publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria.

Iniciativas que auxiliem a lidar com este momento têm se mostrado essenciais para que as pessoas o encarem da maneira mais saudável possível, como o Programa Amparo que a Japan Tobacco International (JTI) oferece aos seus colaboradores.

Com o slogan, “Se precisar é só chamar”, ele fornece suporte psicológico, financeiro e jurídico aos colaboradores efetivos da organização e suas famílias (filhos menores de 18 anos, cônjuge ou companheiro[a]), de forma gratuita e confidencial.

RESUMO

Ele foi lançado em outubro de 2019 e permite o acesso a um grupo de profissionais de diferentes formações que estão disponíveis para assessorar e prestar informações relacionadas às modalidades: orientações psicológicas, orientações financeiras e orientações legais.

O programa é gratuito, sigiloso e fornece apoio aos colaboradores para que eles possam administrar os desafios da vida pessoal, familiar, social e do trabalho. Os atendimentos são realizados por telefone e e-mail 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Durante a pandemia – com a tendência de as pessoas apresentarem dificuldades de lidar com o isolamento social, mudanças na rotina e dificuldades financeiras –, alguns serviços foram adaptados. Entre eles estão aconselhamento sobre como lidar com a ansiedade e preocupações, como comunicar informações relacionadas ao novo coronavírus para crianças, como ser eficiente no trabalho remoto, entre outras ações.

Serviços oferecidos pelo Programa Amparo:

Processos de orientação psicológica telefônica;

Processos de orientação psicológica presencial;

Assessoria legal;

Assessoria financeira;

Orientação e assessoria para problemas de endividamento;

Orientação para o cuidado de crianças e idosos (family care);

Assessoramento em nutrição;

Assistência social;

Wellness Coaching;

Coaching para líderes.

Serviços adaptados devido à pandemia

Aconselhamento e contenção emocional e psicológica em questões de ansiedade e de preocupações;

Diretrizes gerais de prevenção ao novo coronavírus e informações de contato das autoridades de saúde;

Orientações sobre a comunicação de informações para crianças;

Dicas para o home office;

Questões legais relacionadas a perdas econômicas como resultado da pandemia e fechamento de atividades e fronteiras.

A intenção do Serviço de Saúde da JTI, por meio do Programa Amparo, é poder transmitir calma e acolher aos colaboradores, sempre com informações precisas e oficiais.

Sobre a JTI

A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e vaping, com operações em mais de 130 países. É proprietária global de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel fora dos EUA. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também um dos principais players no mercado internacional de vaping e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 45 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por cinco anos consecutivos. A JTI é membro do Japan Tobacco Group of Companies.

No Brasil, são mais de mil colaboradores em 10 Estados além do Distrito Federal. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de 11 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em 16 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston e Camel, essa última também exportada para a Bolívia. Em 2018, 2019 e 2020, a JTI foi reconhecida como Top Employer Brasil.

Redação Negócios Pro Br

Redação Negócios Pro Br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.