Os diferenciais da omnicanalidade da compra ao envio no e-commerce

Compartilhe nas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Listen to this article
Listen to
this article
Text to speech by Listencat
Text to speech
by Listencat

Amaury Vitor*

O consumidor brasileiro tem se tornado cada vez mais exigente quando o assunto é omnicanalidade. Principalmente no cenário atual, no qual somos impactados pelas restrições da pandemia, busca-se encontrar mais sinergia e menos barreiras entre as compras on e off-line. Essa é uma tendência que demanda atenção e que coloca os varejistas mais preparados à frente da concorrência. Um estudo realizado pela Deloitte mostra que clientes que transitam entre diferentes canais de compra gastam 82% a mais com a marca do que aqueles que utilizam apenas um ponto de contato. 

Neste contexto, integrar as opções de entrega em diferentes canais de relacionamento torna-se também um desafio para a logística; é preciso ter uma estratégia consistente para colocar o conceito em prática. Isso porque o omnichannel demanda opções que se adequem ao perfil e necessidades dos clientes, como, por exemplo, entregas porta-porta, opção de retirada do produto em loja, uso de e-boxes de autoatendimento ou de modais alternativos de transporte, entre outros. 

Outro desafio para a logística nesta jornada é a adaptação às inovações que surgem no setor, que precisam estar alinhadas ao foco e estratégia da empresa. Além disso, devido ao uso de diferentes plataformas, interfaces e plugins disponíveis no mercado, pode haver barreiras tecnológicas para conectar as melhores opções aos sistemas dos lojistas.

Por esses e outros motivos, o parceiro logístico do e-commerce deve auxiliar os empreendedores antecipando tendências e inovações, e buscando alternativas para os desafios atuais. Também precisa oferecer uma solução de rastreio completa, que traga todas as informações sobre a compra de maneira on-line e em tempo real, disponibilizando atualizações sobre o transporte desde o pedido até o momento da entrega.

O last mile (etapa final do transporte) é uma parte extremamente importante do e-commerce, pois é a fase na qual a remessa sai do centro de distribuição para chegar até o consumidor, que espera segurança, rapidez e visibilidade do processo. Todo o cuidado  neste momento é fundamental nas operações de venda on-line: ainda hoje, alguns dos principais centros urbanos do País, como Rio de Janeiro e São Paulo, têm sérias restrições logísticas, dificultando a entrega em muitos endereços. 

Outro fator que impacta essa experiência é a ausência do comprador ou de alguém que receba sua encomenda nesta etapa final, o que afeta a produtividade logística e acaba frustrando o consumidor. Por isso, para driblar esse desafio, é importante contar com um parceiro que ofereça a possibilidade de alterar o dia ou o local de recebimento do produto por meio de ferramentas digitais. Desta forma, o cliente escolhe como finalizar sua entrega de forma proativa e satisfatória.

Com isso, é possível atender locais onde antes não era possível chegar. Ademais, o uso de modais omnichannel nas entregas agrega mais autonomia ao comprador ao dar-lhe mais opções, e aproxima as marcas às suas demandas de forma prática. O uso de smart lockers é um bom exemplo, pois essa ferramenta oferece comodidade, segurança e agilidade no recebimento de remessas ao possibilitar um ponto de entrega que faça parte da rota usual do cliente.

Essa maleabilidade traz um impacto bastante positivo para o consumidor, bem como para o e-commerce, que encontra nesse modelo a vantagem de ter uma plataforma que atenda todas as necessidades dos clientes, com rápida integração e informações visíveis de ponta a ponta. Ter conhecimento sobre o trajeto da remessa gera confiança e segurança ao item transportado. Além disso,  garante mais sucesso às entregas, sustentando o lema de “cliente satisfeito é cliente leal”.

*Amaury Vitor é gerente de Operações da DHL Express.

Redação Negócios Pro Br

Redação Negócios Pro Br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.