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ESTRATÉGIAS EM ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA

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Agregar valor hoje e construir valor no futuro. Desafios que precisam ser encarados com profissionalismo e estratégia.

Atualmente falamos muito sobre empreendedorismo em todos as áreas, tanto para profissionais liberais quanto para as empresas, mas como poderemos atuar de maneira eficaz o pensamento empreendedor se não nos profissionalizarmos e atuarmos de forma consciente e estratégica? Afinal, de nada adianta pensamentos, planos, objetivos, metas, planejamento se não conseguirmos de forma estratégica executar e nos posicionar.

Quero compartilhar neste texto algumas estratégias voltadas para os empreendedores na arquitetura mas vale também para qualquer empresário.

Ter a noção exata do poder de uma estratégia bem pensada e executada influenciará o progresso e a sustentabilidade de uma empresa ao longo do seu ciclo de vida.

Estratégia é o conjunto de ações que levam, de forma direta, atingirmos objetivos e cumprir metas traçadas e planejadas. Ter um plano, metas e objetivos é essencial para o traçado das estratégias a serem implantadas.

Para uma boa estratégia, é importante entendermos sobre o mercado, cenário político, economia nacional, comportamentos e indicadores dos serviços e indústrias, ou seja, entender a nível macro o panorama atual e ter dados específicos de mercado para a área em questão.

Ao se traçar uma estratégia, podemos dizer que temos 2 grandes pontos importantes:

  1. O diagnóstico do atual posicionamento da sua empresa ou marca;
  2. O planejamento estratégico que irá direcionar sua empresa ou marca aos objetivos a serem atingidos.

O planejamento estratégico deve conter um plano de ações detalhadas e adequado às necessidades da empresa, bem como considerações específicas de como a empresa poderá se desenvolver de forma sustentável, nas condições que se encontra hoje.

O plano estratégico deverá sempre ter como base as missões e valores da empresa e estar alinhado com a estrutura organizacional da mesma.

Existem algumas ferramentas de mercado que podemos usar para traçar o plano, tais como a Análise SWOT, identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para a compreensão do mercado no qual está inserido, análises de desempenho anual, estabelecendo indicadores , dentre outras. O importante é entender o cenário no qual está você e sua empresa dentro do mercado.

A responsabilidade para implantação do plano estratégico caberá ao owner ou diretoria da empresa, mas sempre de forma participativa e colaborativa com os gestores e colaboradores da organização. Sendo sua empresa de pequeno, médio ou grande portes.

Podemos torná-lo de forma visual em um Modelo de Negócios Canvas e assim, de forma visual e mais clara, entendermos as diversas relações e partes do negócio.

Falando mais especificamente sobre escritórios de arquitetura, podemos citar algumas estratégias claras para implantação:

  1. Construção de uma MARCA valiosa, através:

– posicionamento de marca com divulgação permanente;

– parcerias inteligentes e com marcas consolidadas e confiáveis;

– posicionamento da marca pessoal do owner com base em seus valores e propósitos;

2 – Competência técnica e qualidade, através:

– busca pela excelência dos serviços com base em profissionais qualificados e especialistas;

– desenvolvimento de equipes com gestão forte e engajada;

– gestão competente eficaz do negócio e dos projetos

3 – Investir em Inovação e tecnologia, através:

– busca de parceiros qualificados

– atualização permanente das ferramentas operacionais de acordo com o mercado e suas legislações;

– busca por ferramentas para maior agilidade em processos;

4 – Sustentabilidade, através:

– aplicação de metodologias sustentáveis e uso de recursos renováveis;

– busca por serviços em larga escala;

5 – Networking e parcerias, através:

– Eventos, feiras, reuniões, encontros, palestras, etc.;

6 – Marketing, através:

– ferramentas de marketing, tais como: sites, redes sociais, blogs;

– conteúdos de valor: e-books, artigos, vídeos, etc;

Conclusão:

No Cenário atual, a inovação, competitividades e atuação das empresas não é somente uma questão de posicionamento de marca, mas sim o uso consciente e profissional de ferramentas estratégicas para a sustentabilidade do seu negócio.

Significa desenvolver horizontes para uma organização capaz de se sustentar e prosperar dentro do seu propósito e seus valores.

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