MENU

NVIDIA traz milhões para o Metaverso com a plataforma Omniverse expandida

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Introdução ao Blender, futura integração com as principais aplicações Adobe 3D para capacitar criadores em todos os lugares

A NVIDIA anuncia uma grande expansão do NVIDIA Omniverse, a primeira plataforma de simulação e colaboração do mundo que está fornecendo a base do metaverso, por meio de novas integrações com Blender e Adobe que o abrirão para mais de milhões de usuários.

O Blender, a ferramenta de animação 3D de código aberto líder mundial, agora terá suporte para Universal Scene Description (USD), permitindo que os profissionais acessem os pipelines de produção do Omniverse. A Adobe está colaborando com a NVIDIA em um plugin Substance 3D que trará suporte para Substance Material para Omniverse, revelando novos recursos de edição de material para usuários Omniverse e Substance 3D.

O NVIDIA Omniverse possibilita que designers, artistas e revisores trabalhem juntos em tempo real em aplicações de software líderes em um mundo virtual compartilhado de qualquer lugar. A plataforma está sendo avaliada por mais de 500 empresas e agora está em uso por profissionais da SHoP Architects, South Park e Lockheed Martin, entre outras. Desde o lançamento de seu open beta em dezembro de 2020, mais de 50 mil criadores individuais já fizeram download do Omniverse.

“NVIDIA Omniverse conecta mundos permitindo que a visão do metaverso se torne uma realidade”, diz Richard Kerris, vice-presidente da plataforma de desenvolvimento Omniverse da NVIDIA. “Com a contribuição de desenvolvedores, parceiros e clientes, estamos trabalhando nesta plataforma revolucionária para que todos, desde indivíduos até grandes empresas, possam trabalhar com outras pessoas para construir mundos virtuais incríveis que se parecem, sentem e se comportam exatamente como o mundo físico.”

O metaverso é um mundo virtual compartilhado imersivo e conectado. Nele, os profissionais podem criar cenas digitais únicas, os arquitetos podem criar belos edifícios e os engenheiros podem projetar novos produtos para as casas. Essas criações podem então ser levadas para o mundo físico depois de serem aperfeiçoadas no mundo digital.

“Muitas empresas estão falando sobre o metaverso, mas a NVIDIA é uma das poucas que está realmente cumprindo sua promessa”, conta disse Jon Peddie, notável autor, consultor e fundador da Jon Peddie Research. “A NVIDIA traz uma compreensão mais ampla das necessidades de designers de todos os tipos e tem muitas das ferramentas que podem ser usadas gratuitamente. A plataforma NVIDIA Omniverse tem o potencial de transformar quase todos os setores, tornando a inovação realmente colaborativa e criativa possível em um espaço virtual comum pela primeira vez.”

“A expansão do Omniverse traz o conceito de metaverso à vida e cria possibilidades infinitas para diversos mercados. A ferramenta revolucionária pode auxiliar empresas e profissionais a atingir o máximo da produção e da otimização de tempo, além de facilitar o trabalho em equipe com uma plataforma habilitada para vários usuários ao mesmo tempo no mesmo projeto. É uma grande oportunidade para profissionais da América Latina mostrarem todo o seu potencial”, explica Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA na América Latina.

O ecossistema Omniverse se expande

NVIDIA Omniverse tem um ecossistema de parceiros de suporte em rápido crescimento.

A chave para a adoção do Omniverse pela indústria é o framework de arquivos USD de código aberto da Pixar, a base da plataforma de simulação e colaboração da Omniverse, permitindo que grandes equipes trabalhem simultaneamente em várias aplicações de software em uma cena 3D compartilhada. Essa base de padrão aberto oferece aos parceiros de software várias maneiras de estender e conectar-se ao Omniverse, seja por meio da adoção e suporte do USD, ou da construção de um plugin, ou por meio de um Conector Omniverse.

Apple, Pixar e NVIDIA colaboraram para trazer recursos físicos avançados para o USD, adotando padrões abertos para levar workflows 3D a bilhões de dispositivos. Blender, Tangent e NVIDIA colaboraram para oferecer suporte em dólares americanos para o próximo lançamento do Blender 3.0 e os milhões de artistas que usam o software.

A NVIDIA está contribuindo com USD e suporte de materiais no Blender 3.0 alpha USD, que estará disponível em breve para os criadores.

“Os esforços de engenharia da NVIDIA para integrar o USD ao Blender são exemplos de como a indústria contribui para o código aberto”, conta Ton Roosendaal, presidente da Blender Foundation. “Graças ao USD, os profissionais do Blender podem ter acesso de alta qualidade a pipelines de estúdio e plataformas de colaboração, como Omniverse.”

NVIDIA e Adobe estão colaborando em um plugin Substance 3D que irá desbloquear novas habilidades de edição de material para usuários Omniverse e Substance 3D. Profissionais e criadores serão capazes de trabalhar diretamente com materiais Substance provenientes da plataforma Substance 3D Asset ou criados em aplicações de Substance 3D, criando um workflow 3D mais contínuo.

“A Adobe é dedicada a uma comunidade aberta e conectada de designers 3D”, explica Sebastien Deguy, vice-presidente de 3D e Immersive da Adobe. “Como um padrão da indústria, o Substance fortalecerá o ecossistema Omniverse capacitando criadores 3D com acesso a materiais 3D Substance.”

O ecossistema NVIDIA Omniverse continua a crescer, conectando aplicações líderes da indústria de empresas de software como Adobe, Autodesk, Bentley Systems, Blender, Clo Virtual Fashion, Epic Games, Esri, Golaem, Graphisoft, Lightmap, Maxon, McNeel & Associates, PTC Onshape , Reallusion, Tangent, Trimble e wrnch Inc.

Líderes globais usam Omniverse

Entre as 500 empresas que estão avaliando a Omniverse estão:

A Lockheed Martin está trabalhando com a Omniverse para simulação, previsão e supressão de incêndios florestais. Seu centro de excelência em Inteligência Artificial (IA) lançou uma iniciativa com a NVIDIA chamada Cognitive Mission Management para desenvolver uma estratégia de resposta a emergências e esforços de supressão de incêndio.

“Usar NVIDIA Omniverse e IA para simular incêndios florestais nos ajudará a prever a rapidez e em que direções eles se espalham e a explorar os efeitos de variáveis ambientais como vento, umidade e cobertura do solo em seu comportamento, para que as equipes de combate a incêndios possam responder melhor e reduzir seu impacto prejudicial”, detalha Shashi Bhushan, principal arquiteto de software e sistemas de IA da Lockheed Martin. “Nosso objetivo final é desenvolver modelos que coordenem os dados do sensor e a análise em tempo real para informar uma IA que orienta os vários níveis de intervenção humana.”

SHoP Architects, com sede em Nova York, está usando Omniverse para colaboração e visualização em tempo real. Omniverse permite que a equipe da empresa use o software certo para a tarefa certa e reúna todos os dados resultantes em um só lugar, onde podem ser estendidos e implantados usando a plataforma.

“A capacidade de tomar decisões com rapidez e precisão em nossas equipes interdisciplinares é fundamental para o processo da SHoP”, afirma Geof Bell, associado, Digital Design & Delivery da SHoP Architects. “O Omniverse nos permitirá reunir dados de vários especialistas em uma única forma confiável, organizando-os para apresentar as informações certas no momento certo, combinadas com visuais de alta qualidade para um design inteligente e evocativo.”

South Park, a duradoura série animada de televisão, vencedora do Prêmio Emmy, está explorando o Omniverse para permitir que vários de seus artistas colaborem em cenas e otimizem seu tempo de produção insanamente limitado.

“O NVIDIA Omniverse dará a vários animadores em nosso estúdio a capacidade de colaborar em uma única cena, simultaneamente”, diz J. J. Franzen, CIO do South Park. “O uso de nossas GPUs NVIDIA RTX A6000 e Omniverse proporcionará aos nossos gênios criativos mais oportunidades para causar problemas cada vez maiores no show.”

Disponibilidade e preços

NVIDIA Omniverse Enterprise está atualmente com acesso antecipado. A plataforma estará disponível ainda esse ano por assinatura da rede de parceiros da NVIDIA, incluindo ASUS, BOXX Technologies, Dell Technologies, HP, Lenovo, PNY e Supermicro.

Informações sobre preços para Omniverse Enterprise estão disponíveis aqui.

Sobre a NVIDIA

A invenção da GPU pela NVIDIA (NASDAQ: NVDA), em 1999, estimulou o crescimento do mercado de games para PC e redefiniu a computação gráfica moderna, computação de alto desempenho e Inteligência Artificial. O trabalho pioneiro da empresa em computação acelerada e IA tem revolucionado setores de trilhões de dólares, como transporte, saúde e manufatura, enquanto incentiva o crescimento de muitos outros mercados. Saiba mais em http://nvidianews.nvidia.com/

Acesse também:

Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

Certas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, mas não se limitando a, declarações sobre: os benefícios, impacto, desempenho, recursos, preços e disponibilidade de nossos produtos e serviços; nossas colaborações com terceiros, incluindo Adobe, Apple e Pixar; o potencial da plataforma NVIDIA Omniverse para transformar quase todos os setores; o ecossistema de rápido crescimento de parceiros de suporte da NVIDIA Omniverse; A estrutura de arquivos USD de código aberto da Pixar, permitindo que grandes equipes trabalhem simultaneamente em vários aplicativos de software em uma cena 3D compartilhada; e líderes globais que usam Omniverse, incluindo Lockheed Martin, SHoP Architects e South Park, são declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Os fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente incluem: condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para fabricar, montar, embalar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da competição; desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou aprimoramentos de nossos produtos e tecnologias existentes; aceitação de mercado de nossos produtos ou produtos de nossos parceiros; defeitos de projeto, fabricação ou software; mudanças nas preferências ou demandas do consumidor; mudanças nos padrões e interfaces da indústria; perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados em sistemas; bem como outros fatores detalhados de tempos em tempos nos relatórios mais recentes arquivos da NVIDIA com a Securities and Exchange Commission, ou SEC, incluindo, mas não se limitando a, seu relatório anual no Formulário 10-K e relatórios trimestrais no Formulário 10-Q . Cópias dos relatórios enviados à SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA gratuitamente. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e falam apenas na data deste documento e, exceto conforme exigido por lei, a NVIDIA se isenta de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.

© 2021 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo NVIDIA e NVIDIA Omniverse são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e em outros países. Todas as outras marcas comerciais e direitos autorais são propriedade de seus respectivos proprietários. Recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Publicidade

Mais Publicações como esta

Brief Semanal 20.09.2021

Por Massimiliano Cervo Sem dúvida, a primeira parte de cada mês é a que fornece os dados mais importantes, que afinal é

Brief Semanal 13.09.2021

Por Massimiliano Cervo Uma semana que prometeu muito mais em termos de movimentos nos principais ativos está chegando ao fim, embora no

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.