MENU

Nem só boleto, nem só Pix: aposta é serviço híbrido para o segmento B2B

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Novas opções de pagamento à vista e parcelado são sucesso entre empresas e influenciam as novas tendências para o mercado financeiro

São Paulo, Agosto de 2021 – Disponibilizado ao público há pouco mais de seis meses, o Pix é hoje um dos principais meios de transferência de valores utilizado no Brasil. Sua característica principal é a velocidade para conclusão da transição, colocando em segundo plano opções tradicionais que demandam mais tempo para a compensação. E neste meio está o boleto, popular entre consumidores e empresas.

Para trazer modernidade aliada à segurança na transformação deste método tradicional, foi criada uma formade inclusão do PIXdentro do modelo de pagamento via boleto: o chamado “boleto híbrido”. Esse é o modelo que empresas estão começando a adotar, para trazer flexibilidade e novas opções para seus clientes, seja no B2B ou no B2C.

A Finnet, empresa de tecnologia financeira, desenvolveu esse novo modelo de pagamento e já o disponibiliza aos clientes do segmento B2B com todos os benefícios que carrega. “O Pix traz como grande vantagem a agilidade de trazer o dinheiro para o fluxo de caixa da empresa, diferente do boleto, que pode levar até três dias para ser compensado. Isso acelera não só o processo financeiro, mas todas as demais áreas envolvidas, como por exemplo uma entrega de mercadoria que só é realizada após a efetivação do pagamento”, afirma Ori Brandão, Diretor Comercial & Marketing da Finnet.

Como se adaptar à nova realidade

Para as empresas, o uso do boleto carrega também uma questão cultural e muitas vezes causa dúvidas de como adotar esse modelo dentro de um processo que já funciona há muitos anos dentro das empresas.

“Neste processo de transição, o boleto híbrido apoia justamente este mapeamento do perfil da base de clientes, fazendo com que as empresas definam estrategicamente os investimentos necessários para cada perfil e meio de pagamento utilizado, e dando a liberdade de escolha ao pagador sobre o melhor meio para realizar o pagamento”, afirma Ori.

Hoje a Finnet possui uma base de mais de 50 mil CNPJs utilizando soluções de cobrança, dentre elas Wickbold, Casas da Água, Eternit, Adubos Araguaia, Natural One, Boston Scientific do Brasil, Myralis Farmacêutica, Elgin, Bimbo do Brasil, entre outras, contando com mais de 500 mil pagadores ativos em sua base. “O time da solução teve um aumento de 30% com foco em inovação em tecnologia e novas funcionalidades”, destaca Fabiane Ceccato, Head de Meios de Pagamento da Finnet.

A Finnet disponibiliza aos clientes e parceiros a plataforma “Portal de Boletos”, que está pronta para apoiar neste processo de transição e eliminar altos investimentos nosERPs das organizações para as adequações necessárias, além de realizar automaticamente a conciliação das informações de maneira a facilitar o processo do dia a dia, independentemente do meio de pagamento utilizado.

“A plataforma é uma solução multibanco – com mais de 30 instituições financeiras homologadas, onde empresas com volumes significativos de boletos podem disponibilizar suas cobranças para acesso do pagador por diferentes canais de acesso. Além disso, tiramos um alto custo operacional da área de contas a receber através da cobrança inteligente”, afirma Fabiane.

Pagamento de boletos na opção crédito

Outra demanda do mercado B2C que já vem impactando e sendo muito utilizado pelo mercado B2B é a opção de parcelamento de boletos. Essa funcionalidade ganha destaque por proporcionar fôlego ao pagador, diminuindo índices de inadimplência, sem prejudicar as empresas.

“Para o nosso cliente B2B, o fluxo é totalmente transparente, não havendo impacto em sua operação. E para o seu pagador, há uma oferta de flexibilidade na forma de pagamento, o que faz com que haja redução de inadimplência também com essa feature. Além disso, em nosso portfólio, temos uma solução dedicada à geração de link de pagamento, em que o cliente pode escolher a melhor forma de envio dessa cobrança aos seus clientes, seja por e-mail, whatsapp ou redes sociais”, afirma Ori.

Sobre o Portal de Boletos:

O Portal de Boletos é uma plataforma 100% online, que está integrada ao ERP dos clientes, disponibilizando todas as cobranças de forma automatica, reduzindo cerca de 40% da inadimplência.

Sobre a Finnet:

Há mais de 18 anos no mercado, simplificando a gestão financeira de empresas através de softwares de gestão empresarial, automação de processos e transmissão de dados (EDI e RPA). Queremos ser o complemento ao seu ERP, fazendo com que a Finnet seja a principal solução que orbita dentro dele. Com isso, conseguimos entregar o upgrade tecnológico que seu processo financeiro precisa!

Publicidade

Mais Publicações como esta

Brief Semanal 20.09.2021

Por Massimiliano Cervo Sem dúvida, a primeira parte de cada mês é a que fornece os dados mais importantes, que afinal é

Brief Semanal 13.09.2021

Por Massimiliano Cervo Uma semana que prometeu muito mais em termos de movimentos nos principais ativos está chegando ao fim, embora no

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.